Home
Home
Noticias
Belmonte
Castelo Branco
Covilhã
Sertã
Deputados e Autarcas
Opinião
Links
Documentos
Contactos

 

 Adere ao Bloco
Newsletter






_esquerda.png
site_be
grupo_parlamentar.png

Teatro Cine Imprimir e-mail

 

Assembleia Municipal da Covilhã - 8 de Julho de 2011

- Teatro Cine – Contrato Promessa de Compra e Venda

Gostaríamos, neste ponto, de felicitar o executivo Camarário pela finalização desta compra que a Covilhã e a sua dinâmica cultural há tanto tempo já exigiam. Já vem tarde é certo, mas antes tarde que nunca. A compra e a recriação do Teatro Cine como Teatro Municipal público capaz de dinamizar, promover e intensificar a vida cultural do concelho é de uma grande importância. Sabemos que a Covilhã tem dinâmica cultural – companhias de teatro, teatro universitário, artes performativas, algum cinema, colectividades dinâmicas, boas escolas de música -, a possibilidade de haver um palco disponível para todos esses criadores é, em nosso ponto de vista, um grande ganho para este concelho.

Contudo, gostaríamos da advertir para dois factos que nos parecem importantes:

1) A estética do actual Teatro Cine é um património inigualável desta cidade e deste concelho. A magnífica arquitectura e noção estética do Teatro bem como a identidade que os cidadãos deste concelho têm com aquele edifício não pode permitir a desfiguração do Teatro Cine. O Bloco de Esquerda é contra quaisquer tentativas de desfigurar o Teatro Cine e de destruir o património estético e arquitectónico que este representa.

2) A segunda é de que a criação de um Teatro Municipal da Covilhã tem de implicar a democratização do aceso aos palcos e do acesso à cultura. Não pode nunca o Teatro Municipal ser apenas um espaço para grupos e criadores de fora do concelho, nem tão pouco de ser um espaço monodisciplinar. As colectividades, os grupos de teatro, de música, de dança, os realizadores, os fotógrafos e todos os actores culturais deste concelho têm de ver no Teatro Municipal o espaço cultural democrático e aberto aos seus trabalhos e experiência e não apenas a grandes produções e a grupos já solidificados.  

O Deputado Municipal

António Manuel Pinto

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Site Distrital de Castelo Branco - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.