Home
Home
Noticias
Belmonte
Castelo Branco
Covilhã
Sertã
Deputados e Autarcas
Opinião
Links
Documentos
Contactos

 

 Adere ao Bloco
Newsletter






_esquerda.png
site_be
grupo_parlamentar.png

Juntos contra a refinaria Imprimir e-mail
O BE juntou ambientalistas espanhóis e portugueses, num passeio de  barco no Guadiana chamando a atenção para a necessidade de se  preservar este património ambiental já muito ameaçado. Da sessão promovida pelo BE resultou uma petição em Espanhol, português e inglês dirigida aos governos de Espanha e Portugal. Esta petição visa alertar para os graves impactos ambientais e sociais que a refinaria de Balboa pode provocar.

Foi unânime que houve falta de transparência e tentativa de sonegar informação neste processo que fica marcado pelo silêncio dos governos ibéricos, que assinam tratados e convenções à revelia da vontade dos povos. Em 2008 José Sócrates referia que não havia implicações para Portugal, a  6 de Fevereiro de 2009 já dizia que não apoiava se não existissem  garantias e que seria cedo para tomar decisões radicais. Em Março assume que iria haver uma posição e a 3 de Abril o Ministro do Ambiente responde à Deputada Alda Macedo que está à espera da resposta do governo Espanhol para tomar uma decisão. O Bloco condena esta  democracia de secretismo e a falta de  capacidade de o governo decidir  por si próprio.


Este projecto é obsoleto, caduco e contraditório e não podemos levar a sério a política ambiental de Portugal, Espanha e da União Europeia que não reprovam o dito projecto, antítese do combate às alterações climáticas e aquecimento global, quando se fala em reduções de  emissões e adopção de energias limpas. Por tudo isto, recusamos que sejam os nossos impostos a pagar projectos desta natureza. É urgente mudar este modelo de desenvolvimento que provoca problemas  ao nível ambiental e social sem o mínimo de discussão e consulta  pública. Exigimos por isso mais estudos, mais informação para uma  política ambiental exigente e democrática

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Site Distrital de Castelo Branco - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.