Home arrow Covilhã arrow Catarina Martins em audição pública sobre Política Cultural na Biblioteca da Covilhã
Home
Noticias
Belmonte
Castelo Branco
Covilhã
Sertã
Deputados e Autarcas
Opinião
Links
Documentos
Contactos

 

 Adere ao Bloco
Newsletter






_esquerda.png
site_be
grupo_parlamentar.png

Catarina Martins em audição pública sobre Política Cultural na Biblioteca da Covilhã Imprimir e-mail
catarinamartins.jpgNo Sábado, 13 de Fevereiro, pelas 18h, a Deputada do Bloco de Esquerda Catarina Martins esteve na Biblioteca Municipal da Covilhã numa Audição Pública sobre Política Cultural no distrito de Castelo Branco, para a qual foram convidadas as principais associações e grupos de acção cultural do distrito.  

 Nesta sessão promovida pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda e o Bloco de Esquerda do Distrito de Castelo Branco estiveram presentes agentes culturais de vários pontos do Distrito.

A iniciativa de auscultação local dos agentes culturais pela deputada,  inédita em Portugal de acordo com os presentes, foi considerada útil e necessária para uma melhor política cultural. Através dos contributos dos agentes culturais foram debatidas, entre outras, questões relacionadas com a criação de cartas de missão para os equipamentos culturais, incluindo definição de objectivos de programação, serviços pedagógicos, requisitos técnicos e humanos, contratos-programa de financiamento e concursos para direcção, assim como questões relativas ao equilíbrio entre regulamentação nacional e autonomia local, regulamentação de redes e financiamentos directos e indirectos à criação e difusão artística.

Esta sessão pública na Covilhã inseriu-se num roteiro sobre a cultura que a deputada e actriz eleita pelo Bloco de Esquerda está a fazer pelo país. Nos últimos 10 anos, houve alterações profundas na dinâmica cultural do país, que não foram, no entanto, acompanhadas do necessário investimento financeiro, nem de corpo legislativo que assegurasse o serviço público que se exige nesta área. Por essa razão com este roteiro de roteiros prende-se estabelecer contacto com as diferentes realidades do país, auscultando os agentes culturais e identificar necessidades e possíveis propostas para uma melhor política cultural.

No dia 7 de Fevereiro, a deputada Catarina Martins viu aprovado na Assembleia da República o projecto resolução do Bloco de Esquerda que recomenda ao Governo a Criação da Modalidade de Apoio a Primeiras Obras no âmbito dos Apoios Directos às Artes atribuídos pelo Ministério da Cultura. O projecto, que promove o acesso dos jovens criadores aos apoios do Ministério da Cultura, foi aprovado com os votos a favor do BE, PCP e PEV e com as abstenções do PS, PSD e CDS. Este projecto resolução foi o primeiro diploma na área da Cultura, de qualquer bancada parlamentar, a ir a votação nesta legislatura. 

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2018 Site Distrital de Castelo Branco - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.