Home
Home
Noticias
Belmonte
Castelo Branco
Covilhã
Sertã
Deputados e Autarcas
Opinião
Links
Documentos
Contactos

 

 Adere ao Bloco
Newsletter






_esquerda.png
site_be
grupo_parlamentar.png

Greve Geral: Mais sindicatos da função pública aderem
O presidente do STE, Bettencourt Picanço, nunciou nesta quarta feira, que a frente sindical, que agrega 6 sindicatos da função pública não filiados na CGTP, decidiu aderir à Greve Geral de 24 de Novembro.
Ler mais...
 
Jornada europeia de luta

 

Hoje 29 de Setembro os trabalhadores de toda a Europa vão protestar contra as políticas da crise e da austeridade. Helena Pinto e Carvalho da Silva apelam à participação nas manifestações da CGTP em Lisboa e Port. Ver video .

 
Louçã: “Mudemos a regra de preparação do orçamento"

O Bloco anunciou este domingo que irá apresentar um projecto de lei para que o Orçamento do Estado passe a ser elaborado como um “orçamento de base zero”, com a despesa pública justificada "cêntimo a cêntimo".

Ler mais...
 
Alegre critica expulsão de ciganos em França

Manuel Alegre intervindo no CCB em 11 de Setembro de 2010 

Manuel Alegre declarou que é “um sinal de xenofobia e de encontrar um bode expiatório”. Entretanto, na sexta feira, PS, PSD e CDS chumbaram um voto de condenação das expulsões, proposto pelo Bloco.

Ler mais...
 
Bloco propõe redução de alunos por turma e bolsa de livros escolares

ana09.jpgAna Drago apresentou dois projectos de lei: para a criação de bolsa de empréstimo de livros escolares e propondo um limite para o número máximo de alunos por turma, consoante o ciclo.

Em conferência de imprensa, a deputada Ana Drago apresentou os dois projectos de lei do Bloco, considerando que “hoje os grandes desafios que a escola pública enfrenta em Portugal se prendem essencialmente com a qualidade do ensino que temos e com a questão da igualdade de oportunidades”.

O projecto de lei para a redução do número de alunos por turma (clique aqui para aceder ao projecto na íntegra), propõe um limite de 19 crianças no pré escolar (com um assistente operacional em cada sala), 20 alunos no primeiro ciclo do ensino básico e 22 no segundo e terceiro ciclos e no ensino secundário.

A deputada Ana Drago apontou a medida como “um investimento na qualidade do ensino” e possibilitando “um apoio mais personalizado” dos professores.

O outro projecto cria uma bolsa de empréstimo de livros escolares num programa faseado de três anos (clique aqui para aceder ao projecto na íntegra).

A deputada do Bloco explicou na conferência de imprensa: “Num primeiro ano, o Estado compraria e iria fornecer manuais para o primeiro e segundo ciclos do ensino básico, no segundo ano, compraria e forneceria os manuais para o terceiro ciclo do ensino básico, um ciclo com muitas disciplinas e manuais, no terceiro, para o ensino secundário, que a partir de agora se torna também escolaridade obrigatória”. Os manuais “seriam utilizados durante três anos, passando de aluno para aluno”, sendo depois renovados.

Segundo Ana Drago a bolsa de empréstimo “permitiria ao Estado espartilhar um investimento que é custoso e, por outro lado, racionalizar a utilização dos próprios manuais escolares” e “implicaria menos custos para o Estado do que actualmente os apoios que são dados em acção social escolar”.

Na próxima sexta feira, a Assembleia da República debate uma petição apresentada pelo Movimento Escola Pública para a redução do número máximo de alunos por turma e professor. Esta petição foi subscrita por cerca de 18.000 pessoas num mês.

Ler mais...
 
Cernache: Pedro Filipe Soares questiona encerramento do posto de correios

pedrofilipesoares.jpgPedro Filipe Soares questionou o Governo sobre o encerramento do posto de correios de Cernache, no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco.

 

Numa pergunta dirigida ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC) e ao Ministério das Finanças (MFAP), o deputado à Assembleia da República relembra a petição de 500 cidadãos, entregue na Assembleia da República, em defesa daquele posto de correios que há mais de 50 anos serve as populações de Cabeçudo, Castelo, Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.

 

Para o Bloco de Esquerda os sucessivos encerramentos de postos de correios, nomeadamente no interior do país, agravam o isolamento a que muitas localidades estão sujeitas, deixando os seus habitantes privados de mais um serviço público.

 

O deputado Pedro Filipe Soares considera que este fecho resulta numa diminuição quantitativa e qualitativa dos serviços a prestar às seis mil pessoas afectadas, maioritariamente idosos, e exige que o Governo esclareça quais os critérios subjacentes à decisão de encerramento dos postos de atendimento dos CTT.

Ver perguntas ao  MFAP e ao MOPTC.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 22 - 28 de 93
© 2018 Site Distrital de Castelo Branco - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.